Seg, 25 de Fevereiro de 2019 14:39

Orientações Pedagógicas

(0 votos)

É uma alegria estarmos com vocês neste ano de 2019! Temos certeza que teremos um ano cheio de vitórias.

Seguem abaixo algumas orientações importantes para o bom andamento do ano letivo:

• Horários:

Os horários de entrada 7h00 e saída as 12h55 deverão ser rigorosamente respeitados, pois forma o hábito da pontualidade, é importante para a vida social do aluno e para a formação do cidadão. Também nos dias em que houver atividades especiais, (passeios, provas de recuperação, etc), os horários dessas atividades deverão ser respeitados. Desse modo, os alunos devem comparecer ao Colégio com pontualidade, evitando atrasos e faltas excessivas.

Haverá tolerância de 10 minutos aos alunos que chegarem atrasados para 1ª aula. A partir de 7h10 aguardarão para entrar na 2ª aula, "o aluno que por algum motivo atrasar-se, entrada permitida somente até as 7h50".
O aluno, uma vez no recinto de espera para a segunda aula não poderá sair para fazer compras, passeios etc. O funcionário da portaria tem o dever de zelar pelo cumprimento dessa norma, negando o pedido de alunos e/ou impedindo a sua saída.

Os alunos do Ensino Médio estão autorizados ao término do período a saírem sozinhos do Colégio.

• Uniforme:

a) Camiseta com logotipo do colégio;
b) Blusão com logotipo do Colégio;
c) Calça de preferência do aluno (que também poderá ser a calça do uniforme do colégio);
d) Bermuda jeans, sarja ou do colégio;
e) No dia da aula de educação física será obrigatório o aluno vir para escola com a calça do colégio e se faz necessário o uso de tênis
f) Em todas as atividades do Colégio, que aconteçam no período inverso ao de aula, o uso do uniforme também é obrigatório.
Lembrando que não será permitido o uso de shorts e minissaias, o aluno deverá usar roupas confortáveis e adequadas ao ambiente escolar.

Participação nas aulas e demais atividades:

- O aluno deve empenhar-se para a assimilação total do conteúdo de cada aula, prestando atenção, anotando o que for necessário e, principalmente tirando todas as suas dúvidas durante a explicação.

- O conteúdo das aulas deve ser revisto em casa, diariamente. É de responsabilidade do aluno resolver as tarefas referentes às aulas do dia, que se encontram no TC (tarefa de casa) ou na Coleção de Livros.

• Material Didático:

Os alunos recebem, a cada bimestre um caderno de atividades e um caderno de tarefas de casa (TC), nos quais estão distribuídas as diferentes disciplinas, além de um volume contendo uma obra literária.

• Tarefas diárias:

Os cadernos de atividades são o material básico para o acompanhamento das aulas do Ensino Médio. Contém teoria e exercícios, que são desenvolvidos em sala, e orientação para aprofundamento do programa na tarefa de casa (TC) ou nos livros da Coleção Objetivo.

A cada aula corresponde uma tarefa de casa, diária, que deve ser realizada pelo aluno fora do período escolar. As tarefas de casa são elaboradas para atender a diferentes objetivos. Primeiramente, estimulam o aluno a rever o conteúdo trabalhado em sala de aula e verificar sua efetiva compreensão do assunto. Em alguns casos, os exercícios propostos são de reforço da aprendizagem. Em outros, procura-se incentivar os alunos a ampliar seus conhecimentos por meio de desafios e pesquisas. É fundamental que todas as tarefas sejam realizadas com pontualidade, a cada dia, pois são partes integrantes do processo de aprendizagem e completam o trabalho realizado em sala de aula.

No caso de falta é responsabilidade do aluno verificar a matéria dada com os colegas de classe e professores.

É proibido o uso de celular e aparelhos eletrônicos durante as aulas. De acordo com a Lei n• 12.730, de 11 de outubro de 2007. Caso a norma não seja cumprida o aluno será advertido.

• Portal

Trata-se de um ambiente de conhecimento, ensino e aprendizagem que integra on-line todas as unidades do Objetivo, permitindo que alunos, pais e professores realizem pesquisas, coletem informações, assistam a aula e debatam assuntos relevantes a partir de qualquer lugar.

• Obras Literárias:

A cada bimestre, na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, os alunos devem ler pelo menos 1 livro fornecido no material – uma obra de importância na Literatura de Língua Portuguesa, em edição especialmente preparada, contendo notas e questionário.
Na 3ª série o aluno deverá ler as obras que serão cobradas nos principais vestibulares do país.

As aulas de Português também são organizadas de modo a conduzir e orientar o aluno para o desenvolvimento dessa leitura. Os títulos escolhidos estão entre os mais frequentes nas listas de leitura obrigatória para os vestibulares das melhores universidades. As provas de Português também apresentam questões alusivas a essas obras.

Contamos com o apoio e compreensão dos senhores.

Direção e Coordenação

Última modificação em Seg, 25 de Fevereiro de 2019 12:31