Café da Manhã X Rendimento Escolar

O café da manha é, segundo a visão Nutricional, a refeição mais importante do dia.
Supõe, pelo menos que 1/3 das necessidades nutricionais da criança. Quando as crianças não tomam café da manha, não têm energia e vitalidade para aguentar o esforço fisico e intelectual que lhes é exigido nas atividades escolares.
Além disso, um café da manhã inadequado fará com que a crinaça sinta no meio da manhã, a necessidade de uma grande quantidade energética, encontrados em produtos de alto conteúdo de açúcares e gorduras, como salgados, doces, bolos, etc... Esses alimentos estão diretamente relacionados com o crescimento dos índices de sobrepeso e obesidade durante a infância, pelo seu alto teor calórico.
A má alimentação pode ter sérias conseguências para a criança em idade escolar.
Por exemplo, a criança pode ficar facilmente fadigada (cansada), incapaz de participar completamente das atividades de aprendizado.
Qual seria o café da manhã ideal?

Lácteos: leite, iogurte e\ ou queijo
Cereais: bolachas, pão, flocos de aveia etc.
Gorguras: margarina ou manteiga
Frutas ou sucos
Outros: geléia, presunto, mel etc.
Devemos ressaltar, que o hábito de tomar café da manhã, varia de pessoa para pessoa. A recomendação é que façamos diariamente e corretamente, para que nosso organismo viva em equilíbrio.

Sandra Regina M. Bernardis
Serviço de Nutrição FCG