Qua, 03 de Abril de 2019 10:13

Trabalho Interdisciplinar 2019 - 1º EM

Antes de inscrever-se, leia atentamente cada tema e forme os grupos com seus colegas.

inscreva-se

RAP - uma voz para a sociedade

O Rap é um dos pilares do Movimento Hip Hop que se originou nos guetos de Nova Iorque por comunidades pobres jamaicanas, latinas e afro-americanas. Esse estilo musical sempre foi muito importante, principalmente, nas comunidades marginalizadas para tentar transformar o espaço cercado pela violência, em arte, cultura, música, dança e outros instrumentos para um caminho, na mente do indivíduo, longe da realidade sofrida.

Rap significa rhythm and poetry em inglês, que em português se traduz para Ritmo e Poesia. Esse pilar do movimento é o da musicalidade, ondes os negros, pobres e revoltados com a sociedade se expressam rimando ao som da base do DJ (outro personagem dessa revolução cultural). As letras possuem o conteúdo de indignação com a realidade vivida pelos autores, fazendo críticas ao sistema. Esse gênero musical, bem urbano, ajuda a construir e formar o indivíduo.

O objetivo é mostrar que o Rap é um meio de educação que ajuda a construir e formar o cidadão, pois retrata e critica a realidade vivida na periferia, sendo um meio forte de educação para a reflexão nas sociedades marginalizadas.

A língua é dinâmica e mutável e está em constante desenvolvimento, adaptando - se aos seus falantes. É preciso ter a consciência da importância da gramática para a preservação da ordem do idioma, mas também levar em consideração o fato da língua ser "mutável" e passível de constantes alterações, de acordo com o contexto social, histórico e regional da população falante.

A ontologia do presente e a importância da memória histórica - ações do presente são consequências do passado? / A relação entre as ações do presente e a memória histórica

Tenho consciência plena das minhas escolhas? O tema propõe uma reflexão sobre as coisas que tomo como verdadeiras sem questionar seu processo histórico. Trata-se de uma análise sobre o sistema linguístico, o componente do sentido das palavras, da interpretação e vivência desses enunciados.

Ressignificação do patrimônio público

O ambiente de uma igreja combina com um bar? Um palco e o espaço da plateia combina com uma livraria? Esta é a maneira que muitas pessoas no mundo estão encontrando de preservar seu patrimônio e dar novos significados, novas funções a espaços que estavam vazios e se deteriorando. Este projeto convida você a vasculhar a cidade de São Paulo em busca de espaços que precisam de uma repaginada!

Ruídos noturnos - o incômodo mora ao lado

Mesmo com a Legislação vigente, não é incomum ouvir reclamações relacionadas com o excesso de barulho após determinada hora do dia. Seja em prédios e condomínios, residências e outros. Trata-se daquela reunião de amigos que acabam por exagerar ao tocar uma música, muitas vezes os repertórios das faixas escolhidas são proibidos devido às letras das mesmas. Existe também o problemas das reformas em apartamentos onde não é respeitado o horário de início e término.

As refeições e as faixas etárias

As alimentações são as mesmas em qualquer idade da nossa vida? Esta é uma pergunta que intriga qualquer pessoa, este tema tratará disso e demonstrará que conforme envelhecemos, os hábitos alimentares vão se moldando ao estilo de vida do indivíduo. Estudar a evolução do sistema digestório e a adaptação da nossa arcada dentária também é um dos segredos para a resposta da pergunta realizada anteriormente.

Obesidade infantil e consumo de alimentos industrializados

A Organização Mundial da Saúde considera a obesidade infantil como um sério desafio global de saúde pública, pois as crianças com excesso de peso têm um risco crescente de desenvolver problemas de saúde com a idade e são muito mais propensas a permanecer com sobrepeso ou obesidade na vida adulta. Riscos à saúde associados à obesidade infantil incluem complicações como pressão alta e colesterol alto, que são fatores de risco para doenças cardiovasculares. Há também um risco aumentado de desenvolver diabetes mellitus tipo 2, já que crianças obesas apresentam maior probabilidade de desenvolver intolerância à glicose e resistência à insulina. Muitos estudos associam o rápido aumento do consumo de alimentos processados ​​e bebidas, como a principal causa dietética da obesidade. Um estudo latino-americano até descobriu que o aumento constante de fast food e bebidas se correlacionou com o aumento das taxas de obesidade em apenas um, mas treze países da América Latina.

Consumo de carne vermelha e o aquecimento global

Nos dias de hoje fala-se muito sobre questões climáticas e as consequências diretas ao ser humano. Esse trabalho tem como objetivo relacionar esse fenômeno mundial ao consumo direto de carne vermelha e produção de gado pelo mundo.

A química do cérebro e a psicopatia

Esse trabalho tem como objetivo elencar as razões para um ser humano se tornar um psicopata e como o cérebro reage quimicamente em relação a isso.

Refugiados - povos invisíveis

Você sabia que mais de 2 mil imigrantes entraram em SP no 1º trimestre de 2018? E que 55% das mulheres refugiadas que vivem hoje no estado não têm ocupação no mercado de trabalho ou estão em empregos precários? Este trabalho tem como objetivo entender este movimento imigratório e tentar pensar em soluções para problemas como o desemprego e o preconceito.

Última modificação em Qui, 23 de Maio de 2019 15:13

11 2090-1980 contato@colegiodacomunidade.com.br - Rua Renato Rinaldi, 896 Vila Carrão - CEP 03426-000 - São Paulo - SP